Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) foi criado pela lei Nº 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do artigo 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que prevê sua criação nos moldes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

O SENAR-SP é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e dirigida por um Conselho Deliberativo, de composição tripartite e paritária, composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.

Esta trajetória histórica tem como importante marco o permanente empenho de Fábio Meirelles na Assembleia Constituinte de 1987-88, como representante da CNA, somado ao esforço de outras lideranças. Este intenso trabalho resultou em importante conquista, com a legislação federal prevendo um órgão dedicado à formação profissional e promoção social do homem do campo, administrado pela iniciativa privada.

Com administrações regionais em cada estado da Federação, cabe ao SENAR-SP organizar, administrar e executar a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS), por meio de processos educativos vinculados à realidade do meio rural, visando propiciar ao homem do campo o seu desenvolvimento integral, como cidadão e como trabalhador, dando-lhe uma perspectiva de crescimento e bem-estar social, objetivando o melhor desempenho nas ocupações rurais e a oferta de novas oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, atual e futuro.

No Estado de São Paulo, o SENAR-SP foi criado em 21 de maio de 1993, no seio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), sob a administração do presidente Fábio Meirelles, sendo gerido por um Conselho Administrativo, cujo presidente nato é o próprio presidente da FAESP, e tem entre seus conselheiros o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP). Assim, também em nível estadual, o SENAR-SP é um órgão com a presença dos trabalhadores em sua administração.

O SENAR-AR atua em mais de 90% municípios paulistas, desenvolvendo as ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social e utilizando-se da parceria com os Sindicatos Rurais Patronais e suas extensões de base, e com as prefeituras de municípios que não possuem Sindicatos. Conta ainda com três centros técnicos, em São Roque, Mirante do Paranapanema e Ribeirão Preto. Dentre suas ações, destaca-se o “Promovendo a Saúde no Campo”, pioneiro programa de medicina preventiva que está em franca expansão.

A Estrutura

Sistema Faesp -Senar -SP

Cursos Faesp Senar

O Sindicato Rural de Luiz Antônio, através da FAESP-SENAR-SP conta com uma ampla oferta de cursos e programas educacionais ofertados de forma gratuita

Nossos Valores

Missão

Promover a educação, a informação e o conhecimento em agronegócio das pessoas do meio rural, com inovação e competência, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo através das ações de Formação Profissional Rural, buscando melhoria de vida das pessoas e o bem estar através das atividades de Promoção Social e oferecer ao produtor rural brasileiro serviços com foco na geração de renda, na gestão rural de forma educativa e melhoria da produção focada em agregação de valor, através da Assistência Técnica Gerencial para auxiliar o homem e a mulher no campo.

Visão

Ser uma instituição de referência em educação, inovação e conhecimento das pessoas do meio rural atendendo as necessidades dos diversos setores do agronegócio do Estado de São Paulo, vocacionados aos amigos produtores locais, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável com responsabilidade ambiental, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Valores

  • Credibilidade;
  • Responsabilidade;
  • Ética;
  • Inovação;
  • Transparência;
  • Manutenção do homem e mulher no campo;
  • Educação.